Alternativa de ligação à internet nas viagens internacionais

Alternativa de ligação à internet nas viagens internacionais

Quando viaja internacionalmente, na maior parte das vezes temos de descobrir um local que dê acesso facilitado à rede Wi-Fi. É uma forma conveniente de nos mantermos informados ou de responder a um email urgente relacionado com o trabalho.

Rapidamente, os viajantes internacionais descobriram outra forma de aceder à web na hora - através da rede Pocket Wi-Fi . Esta proporciona todas as vantagens das redes Wi-Fi normais com maior portabilidade e comodidade acrescida – no entanto, existem obstáculos. Na prática este dispositivo liga-se a uma rede móvel 3G ou 4G, e transforma-o num sinal Wi-Fi seguro com o qual se consegue estabelecer ligação e aceder com todos os dispositivos à web.

Uma vez que estes dispositivos cabem facilmente no bolso sem pesar, são uma solução útil para nómadas e viajantes digitais que muitas vezes se deslocam de um lugar para outro rapidamente. Mesmo assim, os dispositivos Pocket Wi-Fi não estão isentos de desvantagens.

A primeira coisa que se deve notar é que eles precisam de uma bateria para funcionar. Um pequeno inconveniente, mas mesmo assim um incómodo. Isto significa que precisará de comprar uma nova a cada 10 horas de uso ou de obter uma recarga semelhante.

Outra razão pela qual não estão tão livres de problemas como o Wi-Fi normal é o facto de precisar de os recarregar quando ficar sem créditos na conta. Se deseja usar um todos os dias, não será a opção mais barata. Além disso, não se pode contar com um sinal em cada canto de um país que se está a planear visitar.

Pocket Wi-Fi é uma forma de aceder à internet enquanto estiver no estrangeiro, mas não é de forma alguma perfeita.

Estas são apenas algumas das razões pelas quais tantos viajantes internacionais preferem os fornecedores eSIM (*) em vez da solução apresentada. Em vez de ter de procurar um novo cartão SIM local e possivelmente até o próprio dispositivo Pocket Wi-Fi, basta comprar um destes dispositivos a partir de casa e activá-lo quando for conveniente.

Uma vez que são totalmente digitais, não precisará de procurar uma operadora móvel estrangeira quando estiver num local isolado e precisar de aceder à Internet o mais rápidamente possível. Como vêm com planos flexíveis, podem escolher aquele que cobre a duração da estada, por muito longa ou curta que seja. Isto também significa que não irá ter de pagar por um mês inteiro de dados se não precisar deles.

A sua natureza digital também significa que não precisará de levar alfinetes ou agulhas para trocar o SIM físico. Independentemente disso, se seguir os passos necessários, o telemóvel comportar-se-á exactamente da mesma forma como se tivesse um cartão SIM físico real dentro dele. Isto significa que poderá enviar e receber mensagens, telefonemas e navegar na Internet com um conveniente plano de dados ilimitado.

Resumindo, se precisar de uma forma rápida e fácil de aceder à Internet enquanto estiver no estrangeiro que não seja cara, arranje um eSIM(*). É a nova forma de se manter ligado durante as suas viagens!

 

(*) Um eSIM é uma forma de cartão SIM programável que é incorporado directamente num dispositivo. Em vez de um circuito integrado localizado num cartão de circuito integrado universal removível, tipicamente feito de PVC, um eSIM consiste num software instalado num chip eUICC permanentemente ligado a um dispositivo.

 

Fonte: Tourism Review Media, 2022 December 8

09 Dezembro 2022